quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Festa do Tomate, no distrito de Avelar, em Paty do Alferes, na Região Centro-Sul Fluminense, foi a segunda parada do governador Sérgio Cabral na cidade, na manhã de quarta-feira (2/6), depois de entregar a pavimentação da RJ-117, no Bairro de Lameirão. Cabral visitou estandes de jogos e culinária e entregou oito ônibus escolares para as prefeituras de Paty do Alferes, Miguel Pereira, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras e três máquinas e implementos agrícolas, do programa Estradas da Produção, para o escritório da Emater em Paty, que serão empregadas na recuperação de estradas vicinais da região.

O governador oficializou a abertura da Festa do Tomate, no Parque de Exposições, e anunciou que, a partir de 1 de julho, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento vai zerar os juros dos agricultores que pegarem empréstimo junto ao Pronaf.

- O Estado do Rio vai ser o primeiro do Brasil a subsidiar os juros do Pronaf para os agricultores. Em termos de agricultura fluminense, depois desta medida, será uma história antes e outra depois. Isso sem falar nos outros incentivos para o setor, como o programa Estradas da Produção, a isenção total do ICMS do leite e a ampliação dos financiamentos – vibrou Cabral.

Moradores e turistas que apreciam uma boa culinária terão muita coisa para curtir até domingo no Parque de Exposições. A programação da Festa do Tomate conta com concurso gastronômico, degustação de pratos típicos à base de tomate, rodeios, shows com astros regionais e nacionais, praça de alimentação e parque de diversões. Paty tem pouco mais de 25 mil habitantes e é uma grande produtora de tomates. Desde 1979, comemora essa atividade agrícola com uma grande festa. A estimativa é que mais de 40 mil pessoas compareçam diariamente ao local.

Grandes atrações musicais movimentam a Festa do Tomate. Nesta quarta-feira, haverá shows gospel das bandas Trazendo a Arca e PG. Amanhã, é a vez dos sertanejos modernos Victor e Léo. Na sexta-feira, a apresentação será do grupo de forró Calcinha Preta e do cantor Gustavo Lins. No sábado, cantam os grupos Capital Inicial e Bangalafumega. Fechando a programação musical, no domingo os astros serão os cantores João Bosco e Vinicius.

- Este parque estava debaixo d´água em dezembro e, com muita dificuldades, conseguimos, com a ajuda do governo do estado, realizar a 31ª Festa do Tomate. Esperamos cerca de 100 mil pessoas nos cinco dias da festa, pedindo a Deus para que o tempo continue bom. A Festa do Tomate hoje está incluída legalmente no calendário oficial dos eventos do Estado do Rio – ressaltou o prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmor, acrescentando que o próximo convênio do Somando Forças com o governo do estado, no valor de R$ 5 milhões, já está perto de ser assinado e será destinado à compra de equipamentos e a obras em várias ruas da cidade.

Também estiveram presentes o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Ribeiro, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e prefeitos de vários municípios das regiões Centro-Sul Fluminense e do Médio Paraíba, além de outros políticos e convidados.

Fonte: Secretaria de Imprensa do Rio de Janeiro

terça-feira, 1 de junho de 2010

2º Encontro de Carros Antigos de volta ao Vale do Café

A cidade de Mendes, localizada no chamado Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro, já se prepara para receber novamente os antigomobilistas e suas máquinas "daquele tempo". É o seu 2º Encontro de Carros Antigos, que acontece nos dias 5 e 6 junho, sábado e domingo, na semana do feriado de Corpus Christi, esta ano dia 3, quinta-feira.

Entre as atrações, um passeio pela bela região, incluindo as cidades de Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras. A exposição de automóveis antigos no centro da cidade, acontece domingo, a partir das 8 horas da manhã.

Como no ano passado, o competente grupo musical Passagem de Nível irá animar a festa e colocar a turma para dançar, com velhos clássicos da verdadeira MPB, a partir das 2 da tarde. Afinal, Mendes, além de ter um dos melhores climas de todo o mundo é conhecida como a “Cidade do Samba e do Choro”. A apresentação acontece na Praça João Nery, bem pertinho da exposição.

O 2º Encontro de Carros Antigos de Mendes é uma realização da Prefeitura Municipal de Mendes — através de sua Secretaria de Turismo — com organização a cargo de Leandro Carvalho e Clube Carioca de Autos Antigos, do Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas, e serão feitas no dia da exposição, bastando ao antigomobilista levar 1 quilo de alimento não perecível, que pode ser comprado no comércio local e que será doado a entidades assistências da cidade. Cada expositor receberá um kit alusivo, com camiseta, certificado e troféu de participação. Serão premiados os melhores veículos em diversas categorias.

Engenheiro Paulo de Frontin

A cidade nasceu de um entreposto comercial entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro que se transformou na Vila de Rodeio. A povoação floresceu no fim do século XIX com a construção da estrada de ferro que passou a cortar a vila. Mais tarde, em 1943, passou a chamar-se Soledade de Rodeio, e em seguida (1946) Engenheiro Paulo de Frontin, em homenagem ao responsável pela duplicação da linha férrea,especialmente pelo Tunel 12 ou "Túnel Grande", que possui 2.245 metros de comprimento. Entre outras obras do supracitado engenheiro, destaca-se a de abastecimento de água que, realizada em apenas 6 dias, salvou a cidade do Rio de Janeiro de uma grande seca, obra esta que contou com a participação do também engenheiro Raimundo Teixeira Belford Roxo

O maior potencial econômico da cidade é o turismo, pois ocupa uma região montanhosa de beleza magnífica. O clima é considerado um dos melhores do mundo com temperaturas amenas e chuvas suficientes ao longo de todo o ano. Há reservas de Mata Atlântica onde é possível visualizar animais silvestres em seu habitat natural, além de cachoeiras e lagos, o que rendeu a cidade, a partir de 1995, através de lei estadual, o cognome de "Cidade Verde". O município dispõe de uma rede hoteleira bem formada.

O pico do Lírio é uma montanha utilizada pelos amantes do radioamadorismo para a realização de contestes. Funcionou durante longo período neste local uma estação repetidora de radioamadores, com links excepcionais alcançando cidades em São Paulo e Espírito Santo. Também é onde se localizam as torres de retransmissão dos canais de televisão e de onde se pode ver, em noites de tempo bom, o Cristo Redentor no Morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro.